-
Arquitetos: Vicenç Mulet
- Área: 110 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:José Hevia
-
Fabricantes: Artemide, FLOS, Gordiola, Marset, Santa & Cole, Twobo, VitrA, Wow Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. O arquiteto Vicenç Mulet concluiu recentemente um projeto residencial em sua ilha natal, Mallorca. Conhecedor das particularidades locais, Mulet projetou uma casa que presta homenagem à construção do Mediterrâneo e de Mallorca. Ca n'Uli é uma casa projetada em escala humana, um espaço íntimo, de aparência deliberadamente austera e, acima de tudo, fácil de habitar. De fora, pode-se apreciar a simplicidade das linhas e uma solução precisa para manter a privacidade. No interior, as salas estão conectadas como um único espaço ao redor de um pátio central. A cor verde das portas, típica das construções da região, anima os tons neutros da casa e espalha uma sensação de bem-estar e tranquilidade.
O processo de projeto começou com base em duas premissas: a austeridade e a gestão da privacidade do espaço. O arquiteto Vicenç Mulet sugeriu a ideia de projetar uma típica casa de pátio mediterrânea, que não só resolveria a questão da privacidade, mas também permitiria que a temperatura dos interiores fosse adequada em todas as épocas do ano.
Do lado de fora, o que se vê é um muro com uma grande portassa mallorquina (porta de entrada) que pode permanecer aberta para a rua se desejado ou fechada quando a demanda seja por privacidade. Do lado de dentro, as paredes agem como um relógio de sol, lançando sombras que dão à casa um aspecto diferente, dependendo da hora do dia.
A execução e construção, cujo projeto executivo foi assinado pelo jovem escritório Miquel Serra de Negreta Arquitectura, tiveram especial atenção ao desenho de detalhes construtivos que conferem à casa linhas muito puras.
A casa foi projetada a partir de uma geometria contundente: um terreno quadrado perfeito de 21m x 21m. A proporção áurea está por trás de todas as medidas que escalam esta casa de 110 m2. O pátio, também quadrado, distribui os quartos. Durante o verão, as grandes janelas ficam escondidas, embutidas nas paredes. A sala principal e a sala de estar abrem-se para o pátio e o jardim, difundindo os limites entre dentro e fora. Assim, tudo faz parte do mesmo espaço contínuo. Dentro do pátio ficam os elementos básicos: a piscina e a vegetação.
Além disso, a ventilação cruzada é favorecida ao abrir a casa para o espaço central e os jardins laterais, o que resfria a casa em períodos quentes. A pavimentação do piso do pátio, que é perfeitamente nivelado por meio de um piso flutuante, é feita de calcário tipo Zarci, a mesma pedra que reveste as paredes e se estende para dentro da piscina. O projeto paisagístico é o trabalho de Pere Bennàssar, que selecionou plantas autóctones com arbustos para construir paredes verdes. Uma escultura projetada pelo próprio arquiteto Vicenç Mulet foi instalada no jardim.